24.7.07

Professores de comunicação descomprometidos com o curso

4ª edição, 10 de maio de 2007

São seis horas da manhã, acordei com o som estridente do despertador. Levanto, tomo um banho, olho meu horário da faculdade. Hum... Se eu lembrasse antes qual seria a primeira aula, teria desligado esse despertador e dormido um pouco mais, afinal, posso apostar que o professor não vai aparecer, como de costume, ou então vai chegar com 40 minutos de atraso. Em pensar que fiquei até duas da manhã terminando um trabalho... Pena que nem sei se será corrigido como já aconteceu diversas vezes! Ah! Isso me irrita profundamente, acho uma total falta de respeito com o aluno. Preciso ver o resultado dos trabalhos que fiz pra saber se está bom, se preciso melhorar e em que, nem que seja pra saber que é necessário fazer tudo novamente. Com certeza isso contribuiria muito mais para meu aprendizado.

Quanto às correções de trabalhos, acontecem fatos engraçados, pra não dizer trágicos! Numa dessas matérias em que se envia o trabalho por e-mail no fim do semestre, fiz tudo, enviei às pressas o e-mail, mas só lembrei dias depois que havia esquecido de colocar o trabalho em anexo. Quando fui procurar o professor, vi que as notas da disciplina já haviam sido divulgadas, grande foi minha surpresa quando vi que minha nota era dez! A propósito, não só a minha, mas a de toda a turma. Pérolas do curso de comunicação!

Você deve estar aí pensando, “nunca vi aluno reclamar por tirar dez”. Pois é, realmente acontecem coisas meio difíceis de compreender no curso de comunicação. Tem até professor que entra na sala de aula e diz que não sabe nada sobre a matéria que se propôs a dar. Depois disso, nada mais me surpreende. Sinceramente, me preocupo com o tipo de jornalista que será formado pela Uesb. Sei que no fim do curso, contaremos nos dedos as matérias que realmente valeram a pena.

Bem, mais chega de lembrar das mazelas do curso. Deixe-me ver, no horário seguinte a aula é de... Ah! Tenho certeza que ele passará outro seminário daqueles. Vai escolher um livro na biblioteca, dividir em capítulos e sortear entre os grupos por ordem de apresentação. E assim vai enrolando o semestre inteiro! E todo mundo feliz, apresenta seu capítulo, o professor dá uma boa nota pra todos e não corre o risco de ter aluno “na final” pra atrapalhar suas férias. Minha decepção é que os professores que me fazem sentir um pouquinho de prazer pelo curso, se omitem nesses momentos, fecham os olhos e aceitam tudo isso como se desconhecessem a realidade.

Bem, mas no próximo horário... Ah... Esse realmente dá aula, só tem um problema, acho que ele esquece da importância de se fazer um planejamento antes de entrar em sala. Mesmo diante desse caos, aos trancos e barrancos lá vou eu, na mesma rotina: sair e pegar aquele ônibus lotado pra assistir, somente, algumas aulas. Pensando bem, a partir de agora, vou fazer mais que isso, vou aproveitar meus “tempos vagos” pra cobrar pelas devidas providências que até hoje não foram tomadas...

Nenhum comentário: