20.10.07

Navegar é preciso...

Durante a gestão Malungos, do Centro Acadêmico Gregório de Matos, descobrimos que nem todos os mares são fáceis de navegar, mas todos são navegáveis. Estávamos na praia admirando quão belo era o mar, suas ondas, seu azul e sua força. Foi quando aceitamos o desafio de entrar juntos, TODOS NO MESMO BARCO. E seguimos viagem rumo ao oceano, mas logo no início do percurso descobrimos que só a bordo é possível conhecer verdadeiramente os segredos do mar, seus monstros, tempestades e ventos tortuosos.

Dessa forma transcorreu a nossa gestão. Nossa chapa teve em seus integrantes um espírito crítico, combatente e inquietante que ansiava por mudanças. Cada um do seu jeito, com suas posições, seu perfil, mas com um único desejo: melhorar o nosso curso e fazer a diferença. Destacamos aqui, nessa despedida da entidade, uma despedida que foi infinitamente mais difícil a do nosso AMIGO DIEGO, eterno Malungo que sempre nos levou a refletir com seus comentários fortes, politizados e críticos. As saudades são angustiantes e eternas. Entrar na sede, hoje com seu nome, sempre nos dá um nó na garganta, aquele aperto no peito e a sensação de estar em um barco diferente, que nunca mais será o mesmo.

No início os projetos e sonhos eram muitos, mas logo descobrimos que os problemas existentes eram ainda maiores. Talvez, olhando para o movimento estudantil de Comunicação, nós estejamos sendo repetitivos, mas vamos lá: assembléias esvaziadas; verdadeira e triste indiferença por grande parte da nossa base; uma administração que sempre emperra; um colegiado que a cada reunião nos trazia mais problemas do que as tão esperadas soluções (poucas vezes encontramos apoio e incentivo por parte dos professores do curso); greve docente e por aí vai, essas foram algumas das ondas que insistiam em virar o nosso barco.

Mas, remando contra essa maré (e como remamos...) conseguimos reformar a nossa sede, botando toda sujeira pra fora; criamos um caixa extra que facilitou nossas atividades; desenvolvemos projetos de extensão que continuarão; quando já não suportávamos mais a apatia frente à desorganização do nosso curso, soltamos o nosso grito através do Boca do Inferno; provocamos debates importantes dentro do curso de jornalismo. Incomodamos a quem tentava emperrar estes objetivos de mudança.

Não conseguimos realizar tudo a que nos propusemos, mas este fato não nos abate de maneira alguma no dia de hoje. Somos conscientes agora, que dentro da coletividade, com toda a sua dinâmica, nós fizemos absolutamente tudo o que foi possível. Deixamos a entidade com orgulho do que fizemos por ela e para ela, principalmente, por que TUDO foi feito com DEDICAÇÃO, CARINHO E RESPEITO pelo curso de Comunicação Social da Uesb. Todas as nossas ações buscaram provocar para construir uma formação de qualidade para refletir na sociedade um jornalismo crítico.

Erros? Muitos, sem dúvida, somos seres humanos. Mas, nenhum que nos faça baixar a cabeça ou ter vergonha dos nossos lemas. E é com estes lemas que gostaríamos de encerrar a nossa despedida, pois eles são mais do que isso, são mensagens, pedidos, conclamações... QUEM NÃO SE MOVIMENTA NÃO SENTE AS GRADES QUE O PRENDEM, e não esqueçam: ESTAMOS TODOS NO MESMO BARCO.

Centro Acadêmico de Comunicação Social Gregório de Mattos

Gestão Malungos, 2006-2007

Nenhum comentário: