8.8.07

Greve chega ao fim na Uesb

A assembléia da Adusb desta terça-feira (7/08), realizada em Jequié, decidiu pelo retorno às aulas após mais de dois meses em greve. Os principais motivos da saída foram questões financeiras: corte dos salários, fundo de greve zerado e a CrediUesb sem poder conceder mais empréstimos.

Durante a avaliação os professores cobraram mais compromisso com a luta e garantiram a manutenção das mobilizações. Uns apontaram a greve como estratégia falida, outros como único recurso. No fim, os 45 votos pela manutenção foram vencidos pelos 62 contrários - mesmo sem avanço nas negociações, sem reunião com o governo ao menos prevista e com o processo para garantir o pagamento dos professores em fase de julgamento.

A oficialização do retorno às salas de aula será feita na sexta (10/08) durante um ato público em Salvador, quando também acontecerá mais uma reunião do Fórum das AD's.

A calourosa assembléia durou mais de quatro horas e a decisão foi aplaudida pelos estudantes presentes no auditório Waly Salomão.

Na mesma tarde aconteceu a assembléia da Adufs e a categoria decidiu manter a greve na Universidade Estadual de Feira de Santana.

Um comentário:

Anônimo disse...

É mais uma prova de que esse modelo de greve precisa ser modificado. A greve-férias tem que dar lugar a um modelo de mobilização que mantenha todas as categorias dentro da universidade. Desta forma, poderemos discutir não apenas salários ou interesses pessoais, mas fundamentalmente novas estratégias de formação para os cidadãos que aqui passam. Se escolhermos esse novo caminho, poderemos construir juntos propostas para uma universidade mais democrática e com maior qualidade.