23.8.07

Aplaudam os medíocres, medíocres!

10ª Edição

Há três meses atrás, o campus de Vitória da Conquista vivia agitado com a possibilidade de deflagração da greve. Greve docente no governo Wagner? Será que isso vai dar certo? Muitos se perguntavam. Alguns diziam que greve e governo do PT tinham tudo a ver. Não tinha como dar errado e as negociações iriam avançar. Mas o que aconteceu...

PELEGAGEM I

Quem acompanhou sabe que a afirmação acima não correspondeu nem por um segundo a realidade. Muito pelo contrário. O governo se mostrou indiferente às reivindicações; o secretário de Educação foi desautorizado a negociar com a categoria; reuniões foram canceladas sem aviso prévio e as que aconteceram foram totalmente improdutivas. Daí pra frente tudo só piorou, salários foram cortados e o governo não queria sequer marcar reuniões de negociações. Tá na cara: novo governo, velhas práticas.

PELEGAGEM II

Entrar na greve não foi uma decisão fácil, sair desta não pareceu ser uma decisão muito difícil. Aliás, para nós, presentes na assembléia que decidiu pelo fim da greve, pareceu mesmo que os contrários só estavam esperando que a assembléia fosse realizada em Jequié para dar um fim à greve.

Omissão foi a palavra que definiu grande parte da categoria docente de Vitória da Conquista. Muitos não foram às Assembléias nem para se abster. Vergonhoso!

Declarado o fim, pareceu que todo o movimento foi inútil. Sair da greve sem conquistar NADA (nada, mesmo!) só conseguiu reafirmar a posição daqueles que acreditavam que greve só serve para atrasar o semestre, adiar a formatura, atropelar o conteúdo, cortar o salário, acabar com as férias, e blá blá blá...

PELEGAGEM III

E existe alguma coisa que soe mais como verdade agora do que esse blá blá blá? Talvez daí tenham vindo os aplausos dos estudantes do campus de Jequié, quando decretado em assembléia o fim da greve. Mas, não vamos nos enganar. Não temos agora, como nunca tivemos, motivo algum para aplaudir e sim para lamentar.

A greve foi um direito conquistado pela classe trabalhadora, sendo o maior instrumento de luta. Portanto, não será a PELEGAGEM (I, II, III...) que a destruirá.

Até 2008!!!

Nenhum comentário: